23 de abr. de 2012

FLOR DA NEVE E O LEQUE SECRETO - SNOW FLOWER AND THE SECRET FAN (2011)


馬塞爾·莫雷諾


A história milenar da china esconde guerras, superações, sabedoria e valores. É algo que os acompanha ao longo dos séculos e não se sabe se está se perdendo ou não na sua evolução em virtude das constantes mudanças que estão acontecendo conforme os anos vão passando, mas são valores recorrentes aos chineses, que continua a pulular em suas mentes, mesmo que somente em alguns e em diferentes formas.



O filme mostra um pouco da história da China, contada em três níveis: Primeiro quando conta a história das crianças Nina e Sophia; Segundo nível quando conta a história de Snow flower e lilly, e seu ritual das laotongs em meados dos anos 1800; E por ultimo quando conta a história de Nina e Sophia já adultas, na novíssima China do século XXI. Impossível em uma sinopse contar detalhes que devem ser apreciados pelo próprio telespectador, toda a trama envolve muito mais do vidas ou uma amizade. É algo que vai além do simples entendimento do que é uma verdadeira amizade.

Um dos grandes focos deste filme é nos expor os valores recorrentes e as dúvidas que surgem na cabeça das pessoas quando há dois lados, que se resumem em ganhar dinheiro da nova China capitalista e valores da China velha. A força das amizades entre duas mulheres, denominados laotong, é chave da saída de uma sociedade machista, perversa, as vezes dona de costumes sub humanos e também de uma possibilidade de liberdade diante de toda a opressão da sociedade.


A beleza das fotografias do filme é o oposto do feio que é a forma como as mulheres são tratadas. A própria cultura de obter pés de bonecas como mulheres perfeitas, o que as caracteriza como simples objetos, é uma verdadeira tortura para alguém que não sabe os motivos e nem vale a pena, mesmo que consiga um marido. Neste caso as torturas não justificam os fins.


As crianças que atuam no filme é de um talento invejável diante de tamanha desenvoltura demonstrada. Aqui as crianças não têm características adultícias, que diante das brutalidades praticadas contra as pequenas meninas, nos permitiram sentir quase que as dores do momento.


Se a China é rica em população, História e tamanho, ela não fica devendo em nada quando o assunto são os valores. Detentoras destes com mais de 1000 anos, eles são profundos e parecem ter um entendimento muito além das relações humanas, bem como o respeito ao sentimento do outro. E mesmo que algumas tradições sejam desumanas, foi com certeza na luta e na esperança que as classes oprimidas se agarraram para formar o que não pode se perder com a abertura da China para o capitalismo. O grande tesouro de uma civilização é a forma como seu povo se auto respeita, bem mais valioso do que qualquer montante de dinheiro que o torne hegemônico.


Título original: Snow Flower and The Secret Fan
Título no Brasil: Flor da Neve e o Leque Secreto
Ano de lançamento: 2011
País de origem: China/EUA
Diretor: Wayne Wang

Um comentário:

  1. Fiquei curioso depois de ler teu texto Marcel, apesar de conhecer pouco, eu me interesso muito pelos costumes e pela tradição oriental antiga e o choque desta com o mundo contemporâneo realmente rende uma temática que pode ser muito bem explorada...

    ResponderExcluir