9 de mar. de 2012

AS MULHERES DO 6º ANDAR - LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE (2010)

Por Marcel Moreno


                     Choques de cultura são em sua grande maioria vistos como um conflitos negativos de ideias, mas também pode significar uma grande oportunidade de conhecer novos raciocínios, novos horizontes e porque não novos jeitos de amar. O Filmes As Mulheres do 6º Andar nos mostra de forma divertida um pouco do choque entre a cultura fria francesa das famílias ricas, e o calor do povo espanhol materializado em empregadas domésticas que emigraram da bel Espanha. Se a sina de buscar novas oportunidade estabelece uma relação de vassalo entre a rica França e a prima pobre Espanha, isso não diminui em nada a graça e a coragem do povo espanhol.


                Este filme conta a história de mulheres que, atrás de oportunidades não tidas em seu país, seja por desenvolvimento econômico ou por reflexos da guerra civil espanhola, chegam França para conseguir trabalho, e conhecem Jean Louis, um investidor de dinheiro na bolsa de valores. Quando Jean tem uma crise com a sua esposa, ele se aproxima mais das domésticas conhecendo a cultura espanhola, a qual ele se apaixona e passa a ficar cada vez mais envolvido. Para ele o choque entre diferenças culturas de um país tão próximo representa a volta da felicidade que ele ha tempos havia perdido.


                Para o cinema que estava carente de boas comédias, este é a oportunidade de se deleitar com um bom filme do gênero. Longe das piadas clichês que estamos cansados de ver, todas as risadas que são arrancadas do telespectador pelas simpáticas senhoras espanholas, são embasadas na própria cultura espanhola, na simplicidade dos relacionamentos estabelecidos pela cultura espanhola, nas ingenuidades de mulheres geniosas e forte, e sobretudo vem de um calor latino que só poderíamos encontrar mesmo em um povo "caliente como los espanholes".


                Se os franceses são frios e um pouco individualistas, temos as incríveis espanholas para bagunçar tudo e mostrar como são as relações familiares, os gostos por festas, e a simplicidade da felicidade, e é com um fundo musical da versão francesa da música Um Biquini de Bolinha Amarelinho, que podemos ver o quão poderoso é a força da união destas mulheres. Não vemos nelas mulheres acomodadas que de nada reclamam, neste caso as insatisfações até existem, mas elas preferem dedicar suas energias para terem momentos de puro regozijo reunidos em volta do orgulho de ser espanhol. Se o povo espanhol é um povo que fala alto, é porque é até onde pode alcançar sua alegria contagiante e sincera.

Título Original: Les Femmes Du 6ème Étage
Título no Brasil: As Mulheres do 6º Andar
país de origem: França
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Joseph Philippe Le Guay

Nenhum comentário:

Postar um comentário