22 de dez. de 2011

NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (1999)


Marcel Moreno


                Os problemas nas favelas do Rio de Janeiro e os dramas que sofrem as famílias que ali vivem, bem como toda a sociedade que amarga com esta falta de visão dos governos, apesar de parecer, não é nenhum filme de guerra 5 estrelas sobre uma guerra civil, e apesar de merecer o título, é a pura realidade. Este documentário vai no coração do problema, não somente mostrando o que ocorre no morro, mas quais as ideias que ali surge, quais os reais problemas, qual a moral de tudo aquilo, que ninguém entende mas que todos tem medo.
                Drogas nos morros cariocas é problema sério. Na verdade é um problema sério para todo o planeta, mas as estruturas de organização desta sub sociedade que vive dentro de outra sociedade, acaba sendo o principal negócio para geração de renda, geração de emprego e possibilidade de alcançar status. Ele vai explicar ao telespectador que a droga não surgiu do nada e que está lá por um motivo simples: em uma comunidade que tem suas famílias vivendo a margem da sociedade, sem conseguir emprego, dignidade, sem direito as necessidades básicas, que o único olhar que o governo dá para elas é a repressão com o uso legitimo da força, a droga vem para salvar o povo da miséria. Se oferecessem um salário mínimo por mês ou R$ 300,00 por semana, qual salário seria mais atrativo? É isso que acontece nos morros todos os dias. As ajudas que os traficantes dão as famílias nos morros, vem para suprir o que o governo não faz, como direito a habitação ou saúde.

                O fato de o governo só olhar para os morros e usar as policias para mantê-los lá, coopera para que se fortaleça as ideias de que aquela é uma sociedade que vive a margem, um outro mundo. Essa perda de soberania dos governos dentro destes territórios, dão às organização criminais possibilidade de conquistas de áreas, as quais são responsáveis por grande parte dos conflitos que assolam a população local e coloca em cheque o poder do Estado naquela região. Se é de interesse do Estado que elas se mantenham lá e isso não preocupa o governo, é porque estas áreas não são governadas por pessoas com uma forte sabedoria política e estratégia de união e de conquista de território, porque armamento eles tem.


                Os grandes fatores que levam os jovens destas regiões a entrarem para a vida do crime é a falta de oportunidades. Isso não é um problema novo para nós e que empurra milhares de pessoas ladeira abaixo na pirâmide social. O jovem da classe média entra na favela para buscar drogas, e é deste dinheiro que muitas famílias tiram seu sustento. Assim temos um ciclo vicioso. O rico consome a droga que o pobre vende. Se não houvesse procura, eles não teriam o que vender? E ai como seria?

                Este é um bom documentário, e por isso, não é por coincidência que ele ganhou alguns prêmios por sua qualidade. São inúmeros os problemas apresentados que envolvem armas muito potentes, as exclusões destas pessoas da sociedade, a venda de droga como quase que única fonte de renda para as famílias, etc. Seu potencial enquanto documentário vai alem de imagens de uma sociedade que não conhecemos, ela levanta muitas questões de o porque disso tudo ou o que levou a ser desta forma. Como mantemos milhares de pessoas sob controle? Repressão .... esta é a única saída? Devemos lembrar que pessoas se revoltam e quem pagará por isso é a própria sociedade. Quantas lápides ainda terão que ganhar nomes de jovens, sejam eles bandidos ou inocentes, visto que é quase impossível dizer quem é a vitima, até que os governos resolvam fazer algo por nós?

Título Original: Noticia de Uma Guerra Particular
Ano de Lançamento: 1999
Direção: João Moreira Salles


Nenhum comentário:

Postar um comentário