18 de nov. de 2011

SUPER SIZE ME - A DIETA DO PALHAÇO (2004)

           Por Marcel Moreno


  Os assuntos obesidade, cuidar da sua saúde, pare de fumar, não beba, etc, são assuntos presentes no nosso dia-a-dia, assim como as propagandas de restaurantes Fast Food, de refrigerante, de cerveja, de cigarro. Este documentário mostra bem como uma pessoa que só se alimenta de Junk Food e não pratica exercícios físicos, coloca em risco todo o funcionamento da máquina humana em prol de um prazer momentâneo e que só faz enriquecer as grandes corporações.

                Este documentário apesar de simples e nem tão bem filmado, trás informações importantes de forma clara e concisa. Muito aquém de filmes feitos por Maicon Moore, ele consegue passar informações às pessoas de como está a situação nos Estados Unidos e que ainda é possível mudar.  
                Dados alarmantes dos Estados Unidos mostra que praticamente um terço da população americana está muito acima do peso ideal. Só o McDonald’s representa 43% dos restaurantes de comidas rápidas neste país, com 22% de seus clientes comendo quase todos os dias. Apesar da cidade de Nova York, palco do documentário, ser uma cidade onde as pessoas não costumam ter carros e andam muito, estas caminhadas estão muito longe de serem eficazes para combater os aumentos de peso causados pelo consumo excessivo de comidas sem qualidade.
               Há um movimento nos EUA de processar as empresas produtoras destes alimentos, principalmente a rede McDonald’s por ser a maior, acusando-as de serem responsáveis pelo aumento da quantidade de obesos. Processos estes que são descabidos, já que os Estados Unidos é um país que se intitula democrático, e as pessoas podem escolher comer nestes tipos de lugares. Outra questão que é levantada é a questão do liberalismo, uma vez que deixando o mercado na mão das empresas, estas só preocuparão com lucro e nunca com o bem estar das pessoas, menos ainda a questão saúde.
                Vale a pena ver este documentário é ter a noção do mal que estas comidas fazem para o nosso organismo, dados estes fundamentais para podermos ter em mente tudo que elas podem causar a nós. Nem tudo precisa ser tão rígido. Mas a escolha de fazer uso destes produtos é inteiramente sua. Mas uma questão é certa: Para você o que é saúde? Já parou para pensar?



Título Original: Super Size Me

Título no Brasil: Dieta do Palhaço

Ano de Lançamento: 2004
Direção: Morgan Spurlock

Um comentário:

  1. TEM UMVIDEO NO YOUTUBE QUE MOSTRA QUE AS BATATINHAS FRITAS DO MC DONALDS DURAM EM TEMPERATURA AMBIENTE, ATÉ SEIS MESES SEM APODRECER.IMAGINE O ESTRAGO QUE ELAS FAZEM EM NOSSO ORGANISMO. EU JÁ TINHA VISTO ESSE DOCUMENTÁRIO.

    ResponderExcluir